top of page

Louraidan lança Escafandrista, livro com histórias das ruas e prefácio da cartunista Laerte Coutinho




A partir de um processo de escrita que se iniciou há 10 anos com publicações de contos e crônicas nas redes sociais, o escritor mineiro Louraidan lança seu primeiro livro, intitulado “Escafandrista”, em evento com entrada franca, no Café do Palácio das Artes - próximo ao Cine Humberto Mauro, dia 9 de julho (sábado), das 10h às 12h.

Com prefácio de uma das maiores cartunistas do Brasil, Laerte Coutinho, a obra reúne contos e crônicas escritos por meio de observações, escutas e conversas nas ruas com pessoas desconhecidas, revelando a poesia urbana que nem sempre é captada no cotidiano acelerado das cidades.


São 143 textos do autor e 26 ilustrações desenhadas pelo artista convidado Fernando Poletti, que, ao se entrecruzarem, ressaltam a oralidade e as subjetividades de cidadãos comuns, que são minorias invisibilizadas pela sociedade: crianças, pessoas cegas, pessoas LGBTQIAP+, população em situação de rua, mulheres e negros. Muitas dessas narrativas “ficcionalizadas”, que trazem saberes populares, também refletem a visão de Louraidan sobre temáticas contemporâneas, como a questão de gênero, o racismo, a homofobia, o machismo e a infância nas cidades.


Além disso, “Escafandrista” explora a pluralidade de vozes existentes, sobretudo em Belo Horizonte e nas cidades do interior de Minas Gerais. Compõem o livro, ainda, momentos vivenciados pelo autor em outros estados brasileiros e países como Cuba, Marrocos e Inglaterra.


Desta forma, as cidades surgem não apenas como cenários, mas também como potentes personagens que participam ativamente da construção das narrativas, uma vez que as histórias se passam dentro de ônibus, supermercados, bancos, bibliotecas, em praças públicas, ou seja, em diversos espaços urbanos.


“O Escafandrista mostra que, se a violência tende a afastar as pessoas nos centros urbanos, a arte pode ser uma possibilidade de recolocar a rua como espaço fundamental para a construção de identidades, memórias e histórias”, pontua Louraidan.


Assim como um escafandrista explora o fundo do mar, os textos do livro surgem por meio de um “mergulho” profundo nas experiências de vida e nas histórias de pessoas comuns e anônimas. “É raro parar nas ruas para ouvir pessoas que se aproximam de nós. Muitas vezes, por medo ou por falta de tempo. Vivemos, ainda, em uma sociedade do espetáculo, onde o que ganha destaque são as vidas dos famosos, das ‘celebridades’. E as histórias das pessoas comuns e que estão à margem dos chamados grandes acontecimentos? Os ‘anônimos’ das cidades têm muito o que dizer da vida”, reflete o escritor.


Projeto

O livro Escafandrista integra um projeto composto por um site e um vídeo, uma co-produção entre N. Sra. dos Filmes e Limonada Audiovisual, com a narração de uma história por Rosane Lucas, intérprete de libras. Todo o projeto foi realizado com recursos do Fundo Municipal da Prefeitura de Belo Horizonte. Além disso, o livro está à venda no site da produtora N. Sra. dos Filmes (nossasenhoradosfilmes.com); na página Escafandrista no Facebook (facebook.com/escafandrista); e no instagram (@louraidan).


Sobre o autor

Formado em Jornalismo e Letras, ambos pela UFMG, Louraidan tem trânsito em literatura, cinema e teatro. Possui conto premiado e publicado em antologia. Dirige, atualmente, com o ator e multiartista Saulo Salomão, o roteiro de curta-metragem Samuca Vai à Praia, realizado e produzido pela N. Sra. dos Filmes. Escreve, ainda, o roteiro de seu primeiro longa, Selvagem, selecionado nos mais importantes laboratórios do Brasil, como o Laboratório Novas Histórias (SP – 2020); o Brasil CineMundi (2021); o Sesc Argumenta (RJ - 2021); e o NPA (PR - 2021). Como dramaturgo, teve seu primeiro texto para teatro montado pela Cia. 5 Cabeças: o premiado Uma Tendência para Alegria. Os roteiros e a dramaturgia foram escritos em parceria com Saulo Salomão.

Serviço:

Lançamento do livro “Escafandrista” | Entrada franca

Autor: Louraidan

Data: 09 de julho (sábado)

Horário: 10h às 12h

Local: Café do Palácio das Artes - Av. Afonso Pena, 1537 – Centro – Belo Horizonte


Ficha técnica do Escafandrista:

Prefácio: Laerte Coutinho

Curadoria artística: Saulo Salomão

Ilustrações: Fernando Poletti

Revisão: Diogo da Costa Rufatto

Projeto gráfico: Estúdio Lampejo

Suplemento (vídeo): Limonada Audiovisual (Carol Silva e Mayra Lucas)

Libras: Rosane Lucas

Site: Allec Gomes

Coordenação de produção e gestão de projeto: Saulo Salomão e Louraidan

Produção: N. Sra. dos Filmes


77 visualizações0 comentário
bottom of page